2/13/2020


Modelos elétricos da MAN dão passos consolidados

O modelo eTGE da MAN foi introduzido na frota de três operadores, e premiado na Alemanha, a par do camião eTGM. A marca alemã começou a produção deste modelo em Steyr, na Áustria.



O furgão elétrico da MAN está a ser operado por três empresas de referência no setor dos transportes e da logística em aplicações de primeira e última milha na região de Paris – DHL Express France, SNCF Réseau e Geodis – com o objetivo de reduzirem o impacto ambiental da sua atividade.

O operador de transporte expresso DHL Express está a utilizar o MAN eTGE em operações de distribuição e recolha de encomendas no nono distrito da capital francesa. O furgão elétrico com peso bruto de 3.500 quilogramas foi integrado na frota DistriGreen da DHL Express France, que está baseada na Porte d’Aubervilliers, desde 2018. Por sua vez, a SNCF Réseau está a recorrer ao MAN eTGE para assegurar o transporte de material de via e dos técnicos a partir das oficinas das estações da Gare de Lyon e da Gare de l’Est nas deslocações curtas. A Geodis também tem ao serviço o furgão elétrico com capacidade de carga de 950 quilogramas e volume útil de 10,7 m3 nas suas operações de distribuição local na cidade de Paris.

Com um motor elétrico de 100 kW e bateria com capacidade de 35,8 kWh, o MAN eTGE pode percorrer entre 120 e 140 quilómetros entre carregamentos.

Para estes operadores franceses, o MAN eTGE representa um marco na transição energética do transporte para alcançarem o objetivo de redução das emissões de dióxido de carbono a zero. A DHL Express France pretende efetuar 70% de todas as suas viagens de primeira e última milha com emissões zero até 2025. O MAN eTGE também está a apoiar a estratégia da SNCF na promoção de uma tecnologia limpa. O plano passa pela introdução gradual de furgões elétricos na logística de última milha e nas operações de distribuição urbana. O operador da rede ferroviária francesa começou a introduzir furgões elétricos da MAN em 2015, depois de anteriormente ter operado apenas automóveis elétricos.

Para o operador global de transporte e logística Geodis, que já tem ao seu serviço a segunda maior frota de veículos elétricos em França, o MAN eTGE constitui a alternativa ideal para a distribuição de encomendas em curtas distâncias. “O novo furgão vem reforçar a nossa frota elétrica e vai-nos ajudar na nossa aposta de uma logística mais limpa”, comenta Olivier Mélot, diretor de operações & expresso da Geodis. “Confiamos em métodos de distribuição sustentáveis no desenvolvimento das nossas soluções logísticas de transporte urbano”.

MAN produz primeiros camiões elétricos em Steyr
A MAN Truck & Bus iniciou a produção de uma pequena série de camiões elétricos TGM 26.360 E LL na sua fábrica de Steyr, na Áustria. Os veículos de distribuição possuem três eixos, sendo o último direcional, peso bruto de 26 toneladas e suspensão pneumática de quatro foles.

O MAN eTGM vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 264 kW e um binário máximo de 3.100 Nm. Os sistemas auxiliares – direção assistida, compressores pneumáticos e o sistema de ar condicionado – são operados eletricamente e comandados em função das exigências do sistema de gestão de energia. A energia da travagem é recuperada nas desacelerações e travagens, sendo transformada em energia elétrica que é canalizada para a bateria. Esta tecnologia permite aumentar a autonomia do camião. O camião está equipado com baterias de iões de lítio, produzidas pelo Grupo Volkswagen, e encontram-se localizadas por baixo da cabina e por cima do eixo dianteiro. A autonomia anunciada é de aproximadamente 200 quilómetros.

A produção desta pequena série do MAN eTGM surge na sequência da realização de um bem-sucedido teste com nove camiões, ao abrigo de um acordo de cooperação com o consórcio austríaco CNL (Conselho para a Logística Sustentável). Desde o outono de 2018, que as nove empresas integrantes desse projeto – Gebrüder Weiss, Hofer, Magna Setor, Metro, Quehenberger Logistics, REWE, Schachinger Logistik, SPAR e Stieglbrauerei – têm em operação um camião elétrico de distribuição da MAN. O passo seguinte da marca alemã no caminho para uma distribuição neutra em carbono passa pelo lançamento de uma pequena série do MAN eTGM. Este veículo cumpre todas as exigências da distribuição urbana do futuro: emissões zero locais e operação que sem ruído. Ao mesmo tempo, o camião oferece uma capacidade de carga suficiente que garante a operação típica de transporte. O camião elétrico de 26 toneladas pode ser configurado como veículo refrigerado, com caixa móvel ou carroçaria para distribuição de bebidas.



eTGE e ETGM premiados
A MAN Truck & Bus subiu ao palco duas vezes durante a cerimónia de entrega do Prémio europeu de sustentabilidade no transporte 2020”, que decorreu em Munique, fruto da iniciativa do jornal Transport. O modelo eTGM da marca venceu na categoria “camião elétrico” e o MAN eTGE elétrico conquistou o jurado na categoria “Furgões e veículos de distribuição”.

O “Prémio europeu de sustentabilidade no transporte”, que é entregue de dois em dois anos, tem também em consideração a responsabilidade social – que também faz parte integrante da estratégia corporativa da MAN. Com a estratégia de Responsabilidade Corporativa (CR), a MAN assume a responsabilidade ao longo de toda a cadeia de valor. Cinco campos de ação formam a estrutura em termos de conteúdo: produtos, produção, cadeia de suprimentos, pessoas, assim como sociedade e integridade. O exemplo mais recente disso é a campanha de doação “Löweneuro”, que começou este ano.

“Estamos incrivelmente satisfeitos com os dois prémios do “Prémio europeu de sustentabilidade no transporte. Eles incentivam-nos na nossa estratégia para soluções de transporte ecologicamente corretas e, ao mesmo tempo, económicas, que também desempenham um papel na nossa responsabilidade social como empresa”, disse Christopher Kunstmann, diretor Financeiro e TI da MAN Truck & Bus Deutschland GmbH durante a cerimónia de entrega de prémios em Munique.

 

Por:
Fonte: