2/12/2020

Dia 18 de fevereiro

AML vai apresentar publicamente concurso para transportes

A Área Metropolitana de Lisboa realiza, no próximo dia 18 de fevereiro, uma sessão onde irá apresentar o concurso internacional para a aquisição do serviço público de transporte rodoviário de passageiros na AML. O evento terá lugar às 11 horas, no Centro Cultural de Belém, na sala Sophia de Mello Breyner Andresen.
Este será o maior concurso público em curso em Portugal e representa a efetivação de uma oferta de transporte rodoviário de cerca de 90 milhões de veículos/quilómetro, percorridos anualmente. Com uma abrangência temporal de sete anos, o concurso envolverá a expansão e a criação de novos circuitos e o aumento de mais transportes em dias úteis (dentro e fora das horas de ponta), ao fim de semana e à noite, resultando num aumento de oferta de mais de 40%. De acordo com o que já foi avançado, o modelo escolhido para o processo concursal foi o de “Gross Cost” e este será dividido em quatro lotes, dois na margem norte e dois na margem sul, sendo que os operadores de transporte a concurso poderão ganhar mais do que um lote, mas não podem ganhar todos. Por outro lado, os preços de referência para o custo do passageiro/quilómetro também diferem de lote para lote. O concurso irá exigir também um rejuvenescimento profundo da frota de autocarros na AML e prevê ainda a existência uma marca única, a Carris Metropolitana, e de soluções de transporte a pedido.
A sessão irá contar com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, do presidente do Conselho de Administração da AML, Fernando Medina, do primeiro-secretário da AML, Carlos Humberto, do presidente da AMT, João Carvalho e de Sérgio Pinheiro, diretor do Departamento de Gestão e Planeamento dos Sistemas de Transporte e Mobilidade da AML.
A entrada na sessão é gratuita mas sujeita a inscrição, através do email comunicacao@aml.pt

Por:
Fonte: