2/11/2020

Redes Eurolines France e Socitransa integradas

FlixBus expande operação internacional de Portugal para França e Europa central

A FlixBus chegou a acordo com a empresa Socitransa (IberoCoach) para uma parceria estratégica no seguimento do processo de aquisição da Eurolines France em 2019. De acordo com a FlixBus, “este acordo prevê a integração da operação internacional das três empresas nas ligações de Portugal a cidades francesas, espanholas, belgas, suíças, alemãs e no Luxemburgo”. Assim, a partir do próximo mês de abril, o operador passa a ligar mais de 80 cidades portuguesas a mais de 100 destinos europeus.

A parceria com a Socitransa prevê “um modelo de estreita cooperação” através da “partilha de receitas”, revela a empresa alemã. A FlixBus será responsável pelo planeamento de rede, modelo de preços, otimização de linhas, atendimento ao cliente, controlo de tráfego, marketing e bilhética. Todos os bilhetes serão também vendidos nos pontos de venda da Eurolines France e da Socitransa, através da plataforma tecnológica da FlixBus.

Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus em Portugal e Espanha, revela que “este é um passo muito importante na história da operação internacional da FlixBus, que irá com este acordo conectar mais cidades portuguesas a outros destinos na Europa. Sabemos que os milhares de passageiros que todos os meses utilizam as redes da Socitransa ou da Eurolines France em viagens de longa distância estão habituados a um tipo de serviços que iremos, naturalmente, manter”.

“Com a excelente experiência operacional da Socitransa, o nosso conhecimento tecnológico será aplicado para otimizar todas as linhas da operação e melhorar a qualidade do serviço, oferecendo preços imbatíveis e horários com mais frequências”, promete o responsável ibérico da FlixBus.

Em 2019, a FlixBus triplicou o número de passageiros de/e para Portugal. Segundo Pablo Pastega, “a expetativa é que a tendência de crescimento continue”.

“Depois de mais de dois anos a trabalhar com a FlixBus, unimo-nos agora para melhorar a oferta de Portugal ao resto da Europa”, sublinha Fernando Vila Camino, gerente do Grupo Socitransa, acrescentando que “com esta colaboração, será possível gerar a melhor e mais completa oferta do mercado e reforçar o nosso crescimento ao nível de receitas”. Além disso, “aliar a nossa experiência neste tipo de linhas de longa distância à moderna plataforma tecnológica da FlixBus, irá permitir-nos ganhar vantagem competitiva e crescer em conjunto”, remata Fernando Camino.

No ano transato, a Socitransa transportou 80 mil passageiros no corredor de linhas de Portugal para o resto da Europa. A partir de abril, a FlixBus promete que “a nova rede de viagens será otimizada e ampliada, chegando a mais destinos a partir de Portugal para a Europa”.

Mais adianta o operador que rede continuará a ser feita numa tipologia hub & spoke, com um centro de operações onde a maioria das linhas irão convergir. O processo de integração será feito de forma gradual que, numa fase inicial, irá manter a imagem das empresas parceiras no exterior dos autocarros.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: