12/17/2019

42.º aniversário

APS celebra aniversário com aquisição de nova lancha de pilotagem

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) celebrou o seu 42.º aniversário com a aquisição de uma nova lancha de pilotagem.

A embarcação, apelidada de “Cte. João Gravato”, teve como madrinha Dulce Lopes, e pretende homenagear o falecido Comandante João José Pelicas Correia Gravato que, “ao longo de mais de 23 anos de dedicação ao porto de Sines, deixou sempre o exemplo da sua competência técnica e comportamental, e a memória do seu forte espírito de camaradagem, da sua amizade, do seu companheirismo e particularmente a sua boa disposição e esperança, mesmo nos momentos de grande dificuldade”, realça a APS.

A embarcação de 17,07 metros de comprimento e 5,03 metros largura, está dotada “de todos os equipamentos necessários para que os pilotos do porto de Sines possam realizar, com total segurança, as manobras dos navios que escalam os diversos terminais portuários”, destaca a administração portuária.

“Após 42 anos da sua criação, a partir do Decreto-Lei 508/77, a APS continua a crescer, lançando novos projetos que coloquem o porto de Sines como um dos principais portos europeus. Exemplos disso são o lançamento do concurso público internacional para a concessão de um novo terminal de contentores, denominado Terminal Vasco da Gama, e a expansão do terminal existente, através do acordo alcançado com a concessionária”, recorda a APS.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: