11/8/2019

Porto

Funicular dos Guindais e Ascensor da Ribeira do Porto concessionados por 2,17M€

A Câmara Municipal do Porto vai concessionar o Funicular dos Guindais e o Ascensor da Ribeira do Porto (Elevador da Lada) à empresa Liftech S.A., de resto, a única empresa candidata ao concurso lançado pela autarquia. O contrato de três anos será votado em reunião do executivo na próxima segunda-feira.

A proposta, assinada pela vereadora Cristina Pimentel, sugere a concessão pelo valor de 2,17 milhões de euros, por um prazo máximo de três anos (entre 2019 e 2022), escreve o Público.

Recorde-se que Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, tinha decidido avançar para a contratação, em junho, assumindo a vontade de gerir o funicular e elevador, incluindo-os num “sistema integrado de ligações cota alta/cota baixa no centro histórico da cidade potenciando desta forma a acessibilidade, a mobilidade e a fixação da população residente nestas zonas da cidade”. Uma vez votada, a proposta terá ainda de passar pelo crivo do Tribunal de Contas.

Construído em 1891 e recuperado em 2001, o elevador dos Guindais é atualmente gerido pela Metro do Porto, cujo contrato termina no dia 2 de dezembro. Já o elevador da Lada é atualmente operado pelos serviços municipais com o apoio da Domus Social.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: