10/24/2019

Em Espanha

Hyundai cria VIVe, um carsharing em meio rural

O carsharing tem sido uma tendência de mobilidade nos últimos anos, sobretudo nos grandes centros urbanos. Mas no mundo rural, a mobilidade é também essencial e, nem sempre fácil. A pensar nestes territórios e nas gentes que nele habitam a Hyundai Espanha criou o VIVe, um carsharing com um veículo 100% elétrico.

O projeto está a ser empreendido em Campisábalos, a cem quilómetros de Guadalajara, uma localidade considerada, pela Organização Mundial de Saúde, como a que tem o ar mais limpo de Espanha.

Os 52 habitantes de Campisábalos podem agora usufruir de um Hyundai Kauai 100% elétrico para se deslocarem à cidade mais perto onde fazem as suas compras e recorrem aos serviços. O presidente da Câmara de Campisábalos, Jose Maria de Pablo, disse estar “confiante de que esta iniciativa da Hyundai pode contribuir para melhorar a vida desta aldeia e melhorar a sua mobilidade. Com este carro elétrico, poderemos deslocar-nos mais facilmente até às cidades onde temos acesso a serviços como farmácia, centro de saúde e mercearias”.

O serviço, gratuito para os habitantes que deverão ter carta de condução, vai estar disponível numa aplicação que a Hyundai desenvolveu especificamente para o projeto, na qual os habitantes poderão reservar o veículo e desbloqueá-lo para o utilizarem. A aplicação serve ainda para a Hyundai supervisionar o sistema, limitando as reservas a 24 horas e as deslocações a um raio de 170 quilómetros. O carregamento do veículo será feito em Campisábalos num posto de carregamento instalado pela Hyundai.


Por: Sara Pelicano
Fonte: