9/20/2019

Em Lisboa

Congresso ITS: Uma oportunidade de trabalhar em conjunto em prol da mobilidade

No Open Day do Congresso ITS 2020, que decorreu hoje no Centro de Congressos de Lisboa – local que receberá o congresso no próximo ano nos dias 18 a 20 de maio – falou-se sobre os principais temas do evento um debate intitulado ITS – Changing the Game for mobility solutions. Conectividade, digitalização, novos serviços de mobilidade, logística e outros assuntos deram mote à discussão que juntou a Brisa, a EFACEC, o CEiiA, a DELOITTE e a SIEMENS. 

Entre as várias intervenções, de salientar a mensagem que é necessário trabalhar-se em conjunto em prol de uma mobilidade mais eficiente e, consequentemente, de cidades mais amigas das pessoas e do ambiente.

Jacob Bangsgaard, CEO da ERTICO – ITS Europe, apelou á participação no congresso para que “possamos todos trabalhar em conjunto”. Já Eduardo Ramos, da Brisa, a propósito da existência de diferentes app para serviços semelhantes, comentou que cada operador gosta de conhecer muito bem o seu cliente e isso pode dificultar alguma integração, ainda assim defendeu que “temos de aprender a colaborar mais e melhor”.

Miguel Rodrigues, da EFACEC, destacou como um dos maiores desafios nos próximos anos, a eletrificação dos transportes públicos. Por fim, Carlos Almeida, do CEiia, comentou que, agora que “temos tecnologia para ajudar as pessoas, é tempo de mudar hábitos”.

O vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, comentou ainda que “a mobilidade urbana tem um papel importante para atingir a neutralidade carbónica em 2050 e que é necessária uma revolução no transporte público para alcançar esse objetivo".

Miguel Gaspar relembrou também que “em 2020, Lisboa será Capital Europeia Verde, o que é uma oportunidade de celebrar a mobilidade inteligente".

Por: Sara Pelicano
Fonte: