9/12/2019

A partir de 2020

Scania vai produzir camiões a biogás no Brasil

Além das versões a GNL e GNC, a Scania vai produzir, a partir de 2020, camiões movidos a biogás. O anúncio foi feito pela subsidiária brasileira da marca sueca. A empresa firmou uma aliança com a empresa ZEG, especializada na geração de energia renovável e que será responsável pela produção do biometano usado pelos camiões. Além disso, a empresa garante que o combustível pode ser utilizado em qualquer veículo ou dispositivo a gás natural, como máquinas e equipamentos industriais.

Embora o custo destes camiões seja, por norma, cerca de 30% superior às versões convencionais com as mesmas características, o investimento é posteriormente compensado pelo custo de manutenção, 10% inferior que nas unidades a diesel. Assim, estima a Scania, em dois/três anos a empresa consegue amortizar o custo inicial do camião.

Recorde-se que, na Europa, a Scania tem vindo a implementar camiões movidos a combustíveis alternativos nos últimos. Em 2018, o construtor sueco vendeu 4.540 veículos movidos a combustíveis alternativos, 4,5% do seu total de vendas.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: