9/6/2019

Urbano de dois pisos

ADL introduz versão híbrida do Enviro400

A ADL (Alexander Dennis Limited) reforçou a sua oferta de autocarros urbanos de baixas emissões com a introdução da versão híbrida do seu modelo de dois pisos, o Enviro400 ER. Desenvolvido com a BAE Systems, o sistema híbrido permite uma operação com emissões zero numa área balizada, possibilitando a sua operação em zonas urbanas mais congestionadas e poluídas. Segundo a ADL, o Enviro400 ER constitui uma solução para entrada nas zonas de emissões ultrabaixas, cumprindo as metas de emissões zero sem necessidade de uma dispendiosa infraestrutura de carregamento e sem impacto na autonomia de operação.
O Enviro 400ER pode percorrer até 4,8 quilómetros (três milhas) em modo elétrico, em função de factores como o tempo de viagem ou o perfil da carreira. O autocarro possui uma bateria com 32 kWh de capacidade, da terceira geração de tecnologia lítio níquel magnésio e cobalto, e os mesmos componentes da mais recente geração do autocarro híbrido Enviro400H. A bateria não necessita de ser carregada externamente, evitando custos de infraestrutura nas estações de recolha ou nos terminais das carreiras.
A Brighton & Hove foi a primeira operadora do Reino Unido a encomendar o Enviro400 ER. Esta filial do grupo Go-Ahead vai integrar 30 veículos na sua frota que serão utilizados na carreira 5, permitindo a operação em modo de emissões zero no centro de Brighton.

Por: Carlos Moura
Fonte: