9/3/2019

BMW Group

GMV vai desenvolver tecnologia de posicionamento para veículos autónomos

A multinacional tecnológica GMV tornou-se recentemente adjudicatária de um contrato para o desenvolvimento de uma solução de posicionamento por satélite (GNSS) para a nova geração de veículos autónomos do BMW Group. Segundo a GMV, “na condução autónoma, é necessário dispor de tecnologias e sistemas que permitam levar a cabo um posicionamento com a máxima precisão, segurança e fiabilidade”.

A solução tecnológica implementada pela multinacional espanhola vai ser desenvolvida pela primeira vez nos veículos autónomos do BMW Group, proporcionando um software de posicionamento que calcula a posição do veículo e outras grandezas, utilizando algoritmos e elementos já patenteados. Estes algoritmos foram especialmente modificados e adaptados para cumprir os requisitos de segurança e prestações do BMW Group.

Do mesmo modo, o software desenvolvido “respeitará as exigentes normativas do setor automóvel e os mais elevados níveis de qualidade para o desenvolvimento de software crítico”, detalha a GMV. Outro dos componentes chave proporcionados pela tecnológica é um serviço de correções globais de navegação por satélite, que será executado numa infraestrutura segura e que utilizará os dados obtidos a partir de uma rede global de estações de acompanhamento que a empresa vai implementar no âmbito do contrato.

Miguel Ángel Martínez Olagüe, diretor-geral de Sistemas Inteligentes de Transporte da GMV, considera que “a GMV tem investido durante muitos anos nas tecnologias-chave do sistema GNSS, que são essenciais para os sistemas de condução autónoma. Além disso, para a nossa empresa este contrato constitui uma oportunidade única para capitalizar todo esse esforço, ao proporcionar um produto com excelentes prestações para a indústria automóvel”.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: