8/12/2019

Optimus Ride

Veículo autónomo transporta 500 pessoas por dia em Nova Iorque

O Optimus Ride é um veículo autónomo de transporte de passageiros que, sem motorista, já transporta 500 pessoas por dia em Nova Iorque. Com capacidade para até quatro passageiros, o Optimus Ride circula nesta fase inicial num circuito predefinido na zona portuária de Brooklyn, com a supervisão de dois funcionários, de modo a garantir a segurança e a funcionalidade de todo o processo.

Uma vez que a circulação está limitada a vias privadas, o serviço de transporte do Optimus Ride é gratuito. Sem restrições, a empresa estima vir a servir 16 mil passageiros por mês, a uma cadência de 125 viagens diárias.

Além de autónomo, o Optimus Ride é 100% elétrico e atinge uma velocidade máxima de 40 km/h, contudo, a imposição legal para circulação limita-o a alcançar somente 24 km/h. Atualmente, estão ao serviço seis Optimus Ride.

A segurança do projeto é a prioridade da empresa e do seu presidente executivo, Ryan Chin. Segundo o responsável, “a maioria dos acidentes é causada por erro humano”, assim, o uso de veículos autónomos, através dos seus sistemas auto-pilotados, vão no futuro fazer diminuir as estatísticas de sinistralidade rodoviária, acredita.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: