6/11/2019

Mais eficiência

Schmitz apresenta novo conceito EcoDuo

Schmitz Cargobull apresenta o EcoDuo, um novo conceito de transporte no mercado europeu. Trata-se de uma combinação de reboques que permite transportar mais mercadorias sem sobrecarregar a infraestrutura existente, ao mesmo tempo que contribui para as reduções de CO2 na ordem dos 25%, cumpre os atuais padrões de transporte de mercadorias e está concebido para o transporte fora das áreas urbanas. Nas mais-valias do EcoDuo estão ainda as cargas de eixo único inferior, o que contribui também para menor esforço nas estradas e pontes.

O peso do tractor e do primeiro semirreboque permanece o mesmo, 40 toneladas. O segundo semirreboque pode variar, podendo chegar às 36 toneladas, padrões permitidos na Escandinávia, país onde o EcoDuo já está a ser utilizado.

Em Espanha está a ser testada a combinação de tractor com primeiro semirreboque de 40 toneladas e 30 toneladas para o segundo.

“No momento, essa combinação de reboques só é válida na Escandinávia. No longo prazo, no entanto, acreditamos que o EcoDuo poderá ser visto como uma solução de transporte ecologica e economicamente eficiente para toda a Europa”, explica Andreas Schmitz, presidente do Conselho de Administração da Schmitz Cargobull AG.

O conceito já foi distinguido com o prémio Green Truck Future Innovation 2019 na feira Transporte e Logística, em Munique.

Por: Sara Pelicano
Fonte: