5/15/2019

Soluções comerciais

Opel Movano chega ao mercado mais versátil e conectada

O novo Opel Movano chega ao mercado destacando a segurança no trabalho, a versatilidade e também a variedade de opções. São mais de 150 variantes na mesma gama, tais como furgão fechado, chassis-cabina com e sem plataforma, versões de passageiros e caixa basculante. No tipo furgão fechado o Movano oferece compartimentos de carga com comprimentos até 4,38 metros, até 2,14 metros de altura e até 17 metros cúbicos de volume. Dependendo da variante, o peso bruto pode chegar a 4,5 toneladas. A capacidade máxima de carga é de 2,4 toneladas. O Movano é também um notável rebocador, com capacidade para puxar até 3,5 toneladas.

No seu desenvolvimento, houve vários aspetos contemplados, como por exemplo, a colocação de pegas no compartimento de carga, nos pilares B e D, para tornar entradas e saídas mais seguras. Neste compartimento, a iluminação é garantida por LEDs, melhorando significativamente a visibilidade. A porta lateral de correr é suficientemente grande para deixar carregar euro paletes. Dependendo da variante, o novo Movano pode carregar até cinco euro paletes.




Dispositivos de apoio à condução
A equipa de técnicos da Opel equipou o Movano com diversos dispositivos de apoio à condução, tais como câmaras traseiras, o alerta de ângulo de cego, que é ativado automaticamente a partir da velocidade de 30 km/h e emite um aviso sonoro se o furgão se desviar inadvertidamente da faixa de rodagem. Os utilizadores podem dispor ainda de um patamar elevado de conectividade com o exterior graças ao sistema de informação e entretenimento que inclui um ecrã tátil de sete polegadas e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Os telemóveis podem ser recarregados por indução, sem recurso a cabos.
Outro importante dispositivo de segurança do novo Movano é a assistência contra ventos laterais, que faz parte do equipamento de série. Pelas dimensões consideráveis, este tipo de veículos está sujeito ao efeito de ventos laterais, especialmente em pontes. Nestas condições, o sistema mantém o veículo sob controlo ao ativar o ESP (o condutor é informado por um aviso no painel de instrumentos). Também parte do equipamento de série é o limpa-para-brisas automático e o nivelamento automático dos faróis.
No habitáculo, o condutor e o passageiro do lado podem contar com bancos com múltiplas regulações, incluindo o apoio lombar. O assento do condutor possui almofada pneumática ajustável, o que aumenta o nível de conforto, particularmente em estradas de mau piso.

Escritório móvel
O habitáculo foi pensado para ser um escritório móvel, contendo 22 compartimentos para arrumação de objetos. O porta-luvas FlexTray, que se abre como uma gaveta e tem enorme capacidade de 10,5 litros. Por seu turno, o banco do condutor, com amortecimento pneumático, garante o máximo conforto.
Do ponto de vista do design, uma das novidades destaca-se na secção dianteira. A nova frente apresenta uma grande grelha com o logótipo da Opel colocado proeminentemente ao centro. A barra cromada liga o símbolo do relâmpago às luzes diurnas de LED integradas nos faróis. O novo Movano é, assim, reconhecível como um elemento da família de modelos Opel.

Por: Sara Pelicano
Fonte: