4/15/2019

Redução de emissões

Transportes J. Amaral equipa camiões com unidades de refrigeração da AddVolt

A Transportes J. Amaral (TJA) incorporou o sistema de travagem regenerativa da AddVolt nos seus veículos de distribuição alimentar. Face ao elevado consumo de combustível, níveis de emissões de CO2, custos de manutenção e ruído dos veículos de transporte refrigerado, a transportadora optou por esta solução de forma a “minimizar os impactos no meio ambiente e na comunidade”.

Com a solução Plug-in Electric da AddVolt, as unidade de refrigeração que equipam estes veículos passam a operar em modo elétrico, sem recorrer ao motor diesel. Desta forma, o sistema consegue não só eliminar o excessivo consumo de combustível, como também reduzir os custos de manutenção, as emissões de CO2 e os níveis de ruído na distribuição urbana.



O sistema Plug-in Electric da AddVolt é constituído por baterias de iões de lítio que podem ser carregadas em qualquer armazém logístico. Em estrada, o carregamento das baterias é feito através do sistema de recuperação de energia durante as travagens e as desacelerações. A energia elétrica gerada é assim armazenada nas baterias para posteriormente ser utilizada para alimentar diretamente a unidade de refrigeração. Toda a gestão do fluxo de energia é feita de forma automática e autónoma através do sistema desenvolvido pela AddVolt.

Segundo a TJA, esta medida enquadra-se na sua política de sustentabilidade e responsabilidade social, e contribui “para a melhoria das condições de operação dos motoristas, através da redução do ruído e das vibrações na cabine”.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: