4/12/2019

Investimento de 7M€

Sunsundegui ultima novas instalações com vista ao aumento da produção

No ano que em celebra o seu 75.º aniversário, a Sunsundegui continua a ultimar as novas instalações com vista ao aumento da produção. A empresa carroçadora espanhola pretende duplicar o número de veículos construídos anualmente e para tal investiu cerca de sete milhões de euros na sua nova unidade de produção no País Basco.

As novas instalações vão contemplar novos edifícios para reorganizar a linha de produção com novas cabinas de pintura e infraestruturas para o armazenamento de materiais. Segundo a Sunsundegui, «este investimento tem como objetivo a redução do tempo de produção dos autocarros e o aumento da ergonomia e conforto dos trabalhadores durante o seu turno de trabalho». A reorganização da linha de produção é «um ambicioso plano de melhorias e modernização, também refletido na área de entrega de novos veículos aos clientes, e em cada uma das diferentes secções envolvidas», detalha a carroçadora.



Face ao crescimento infraestrutural das novas instalações, também o número de trabalhadores vai aumentar «para um número considerável», em especial «eletricistas, pintores e soldadores», esclarece a Sunsundegui. «112 novos trabalhadores irão aumentar as linhas de produção da fábrica, passando de duas linhas, para três linhas de produção». Atualmente com 350 colaboradores, a empresa passará a contar com 462 profissionais, até ao final de 2019. «Este aumento é mais um passo no desenvolvimento da política de emprego da fábrica, de forma a satisfazer a grande procura dos modelos».



Além da consolidação no mercado ibérico, a Sunsundegui «está a receber um importante reconhecimento dos seus modelos de carroçarias no mercado internacional», com destaque para os concursos ganhos no mercado irlandês e norte-irlandês, e no Médio Oriente (Emirados Árabes Unidos).

Para a National Transport Authority (NTA), da Irlanda, a Sunsundegui vai fornecer 150 unidades do modelo urbano SB3 LE; já para a Translink, da Irlanda do Norte, seguirão 120 unidades do modelo SC5. Todos os veículos, de ambos os mercados, serão carroçados sob chassi Volvo.



Além desta encomenda, a Sunsundegui encontra-se atualmente a fornecer um pedido de 143 viaturas (modelo SC5, com chassi Volvo B11R Euro 6) para a principal autoridade de transporte do Dubai, a Roads and Transport Authority (RTA). Os veículos de 13 metros estão projetados para o transporte de passageiros em linhas de longa distância e para o transporte escolar. Estes serão «os primeiros autocarros desta tipologia no Dubai», garante a Sunsundegui. Entre as principais características, estas viaturas serão equipada com a última geração dos novos sistemas de gestão de frotas. Para a RTA seguirão ainda 373 autocarros do modelo SB3 LE, com chassi Volvo.

Nova imagem
Na senda destas transformações, a Sunsundegui mudou também a sua imagem de marca. O novo logótipo, já presente em alguns veículos, «é um passo certo e firme para uma estética arrojada e contemporânea», diz a Sunsundegui. A par do logótipo, a empresa acredita que o novo design vai caracterizar «de forma vincada» os seus modelos.


Por: Pedro Venâncio
Fonte: