4/11/2019

Nos próximos 2 anos

APAT lidera Maritime Logistics Institute da CLECAT

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT), na figura do seu presidente executivo, António Nabo Martins, passou a liderar o Maritime Logistics Institute da CLECAT, nos próximos dois anos. Sediada em Bruxelas, a CLECAT tem como principal objetivo fortalecer e melhorar a representação da indústria de logística, agenciamento de carga e serviços alfandegários na Europa.

A associação representa os interesses de mais de 19 mil empresas, num universo de um milhão de agentes logísticos, agenciamento de carga e serviços alfandegários. Atualmente, os transitários europeus e os despachantes aduaneiros desembarcam cerca de 95% de todos os bens da Europa, movimentando 65% da carga transportada por rodovia, 95% por via aérea e 65% por navio. Além disso, também o transporte ferroviário e a intermodalidade são fulcrais no mercado europeu e internacional de transporte de mercadorias.



Ao assumir a liderança do Maritime Logistics Institute da CLECAT, a APAT reforça a sua posição no quadro europeu de entidades transitárias, defendendo os interesses das associações portuguesas, bem como dos seus associados.

Segundo a APAT, “esta nomeação promove os nossos associados a um lugar em que a defesa dos seus interesses está mais presente”. Além disso, a defesa dos transitários nacionais “será feita de uma forma mais assertiva, minimizando barreiras e maximizando oportunidades na relação futura com a UE, promovendo ao mais alto nível o papel dos transitários no desenvolvimento dos serviços logísticos”.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: