4/9/2019

Dia 15 de abril

Mafra acolhe conferência sobre sistema de tarifário na AML e Viena

Os novos tarifários de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) entraram em vigor no dia 1 de abril. Passados 14 dias desta alteração na mobilidade dos cidadãos, a AML e a Câmara Municipal de Mafra promovem a Conferência “Sistema Tarifário e Rede Metropolitana de Transportes de Lisboa e de Viena” dia 15 de abril, pelas 9h00, no Edifício Municipal de Serviços (Loja do Cidadão), em Mafra. 

O evento decorre num momento em que a AML está ainda a ultimar a restruturação dos serviços de transporte rodoviários que operam neste território, com a ambição de aumentar a oferta, reorganizá-la em articulação com os outros modos e melhorando a sua qualidade de serviço. A região de Viena também se encontra em fase de ampliação da rede de transportes, centrada em soluções de transporte sustentáveis.

A iniciativa vai contar com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Viena, Maria Vassilakou, cidade onde há já alguns anos existe um sistema de tarifário semelhante ao que a AML agora disponibiliza. À partilha da experiência da autarca austríaca, juntam-se outros intervenientes como o primeiro secretário metropolitano da AML, Carlos Humberto de Carvalho, falará sobre “a implementação do novo sistema tarifário na AML” e Luís Cabaço Martins, presidente da ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros, para falar sobre “o novo tarifário na perspetiva dos operadores”, o professor Nuno Marques da Costa, que abordará o tema “Transportes, mobilidade e território da AML”.

Ao longo da manhã, haverá ainda espaço para ouvir o professor José Manuel Viegas sobre “desafios de curto e médio prazo associados ao novo modelo tarifário dos transportes públicos nas Áreas Metropolitanas” e o professor Nuno Marques da Costa, que abordará o tema “transportes, mobilidade e território na AML”.

A sessão será encerrada pela vice-presidente do Conselho Metropolitano e Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e pelo secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes.

As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Por: Sara Pelicano
Fonte: