3/14/2019

0,20 euros quilómetro

Cidade italiana vai pagar até 25€ a quem se deslocar de bicicleta

A cidade italiana de Bari quer incentivar o uso de bicicleta nas deslocações diárias. Para alcançar este objetivo, o autarca de Bari, Antonio de Caro, vai pagar aos ciclistas em deslocações de casa para o trabalho, 0,20 euros por quilómetro, até um máximo de 25 euros por mês. As outras viagens que não sejam para o trabalho serão pagas a 0,04 euros por quilómetro. E ainda os trabalhadores que mais usem este meio de transporte vão ter direito a um bónus.

Antonio de Caro quer duplicar o número de bicicletas que circulam na cidade e conta com um apoio do Ministério italiano do Meio Ambiente no valor de 545 mil euros, valor que sobretudo irá ser utilizado para apoiar a compra de bicicleta. A autarquia vai dar 100 euros para a compra de bicicletas usadas, 150 euros para aquisição de um velocípede novo e 250 euros caso seja elétrica.

O projeto será testado durante quatro meses por cerca de mil moradores de Bari e as suas bicicletas serão equipadas com um dispositivo que regista a duração das viagens, um número usado para calcular os pagamentos mensais.

Por: Sara Pelicano
Fonte: