3/14/2019

Projeto DIGITS

EasyJet recebe o primeiro avião A320 equipado com tecnologia FANS-C da Airbus

A Airbus entregou o primeiro avião A320 equipado com FANS-C à EasyJet. No âmbito do programa de pesquisa na Europa, SESAR Air Traffic Management, este avião, e outros que serão entregues, irá participar no projeto liderado pela Airbus: “Demonstration of air traffic management improvements Generated by 4D Initial Trajectory Information Sharing” (DIGITS), que irá apresentar a partilha dos dados da trajetória inicial prevista de um avião com o controlo de tráfego aéreo.

A tecnologia FANS-C irá permitir às companhias aéreas otimizarem as trajetórias dos seus aviões tornando os fluxos de tráfego mais fluidos. Além disso, a velocidade dos aviões passará a ser mais fácil de gerir, o que irá ajudar as companhias a economizar combustível e a reduzir o ruído. A partilha das trajetórias previstas com controladores de tráfego aéreo irá assegurar uma aproximação mais suave do avião à pista e aproximação e na “Área de Manobra Terminal”.

Até meados de 2020, as sete companhias aéreas europeias que participam no projeto DIGITS irão progressivamente equipar até 100 dos seus aviões da Família A320 com a tecnologia FANS-C. A VLD (Very Large Demonstration) irá decorrer durante, pelo menos, mais um ano e irá recolher dados de mais de 20 mil voos, permitindo demostrar as vantagens desta tecnologia durante as operações do dia a dia.

Por: Sara Pelicano
Fonte: