2/21/2019

A partir de abril

Comboios da Fertagus integram passe único

“A AML, a Fertagus e o Governo, enquanto concedente daquele serviço ferroviário, tem vindo a trabalhar em conjunto, desde a primeira hora, para que seja possível incluir o serviço da Fertagus (na sua totalidade, entre Lisboa e Setúbal) nos passes metropolitanos e municipais que entrarão em vigor a partir de abril. O modelo está neste momento numa fase de formalização com as diversas entidades envolvidas. Está, portanto, previsto que o passe metropolitano seja válido na Fertagus”.

Cristina Dourado, administradora delegada da Fertagus, não descarta esta decisão, apesar de ainda se estar “a trabalhar nas especificações”. Segundo a responsável, “é uma mudança muito grande”, disse ao DN.

Com a entrada em vigor do passe único metropolitano, a partir do mês de abril, estima-se o aumento da procura pelos transportes públicos de toda a AML. Relativamente aos comboios da Fertagus, Cristina Dourado esclarece que “estamos a operar com 17 unidades e temos quatro na hora de ponta que estão no limite da sua capacidade. O que vamos fazer é informar os passageiros dos horários com maior capacidade, temos viagens a cada dez minutos, e faremos um esforço para melhorar a distribuição dos passageiros dentro dos comboios”.

Com uma taxa de ocupação média de 60%, a administradora acredita que as composições da Fertagus possam acomodar, ainda assim, o aumento previsto do número de passageiros.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: