1/18/2019

Até 2030

Porto de Leixões vai receber investimento de 379 M€

O Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 contempla um investimento de 379 milhões de euros para tornar o Porto de Leixões “num porto de excelência e indutor de criação de valor e desenvolvimento sustentável”, refere documento do Governo.

O investimento vai possibilitar o aumento da capacidade do porto em carga contentorizada com a construção de um novo terminal de contentores, que tem um impacto económico estimado de 218 milhões de euros.

O PNI prevê ainda o aumento da oferta para a movimentação de navios de granéis sólidos, nomeadamente agroalimentares, de carga geral e ro-ro de maiores dimensões através da construção de um novo terminal multiusos com fundos a -14 metros, perspetivando-se que vá gerar um produto anual adicional de cerca de 3,5 milhões de euros.

Com estas modificações, é expectável que o Porto de Leixões se torne mais competitivo na economia nacional, crie mais posto de trabalho, se torne mais amigo do ambiente emitindo menos gases com efeito de estufa, reduzindo o congestionamento rodoviário e melhorando os níveis de serviço e segurança.

“Contribuir para a eficiência operacional e polivalência deste porto enquanto maior porto exportador nacional de hinterland em contentores e maior porto nacional na movimentação de carga ro-ro com impacto direto na economia e na criação de postos de trabalho”, sustenta o PNI.

Este investimento contribuirá ainda para uma redução anual dos custos sociais da utilização do transporte rodoviário em cerca de 63 milhões de euros”, explica o documento.

Por: Sara Pelicano
Fonte: