1/10/2019

Prémios IoT Breakthrough

Solução de estacionamento iMAPARK reconhecida internacionalmente

A iMAPARK, uma solução de estacionamento desenvolvida pela empresa Sernis, com sede em Braga, foi distinguida na edição de 2019 com o prémio Fornecedor Global de Soluções para Smart Cities do Ano, dos prémios IoT Breakthrough, um galardão internacional que distingue as melhores empresas e soluções na área da Internet das Coisas (IoT). A solução de estacionamento auxilia os condutores na procura de lugares de estacionamento vagos e recolhe informação necessária à otimização da gestão da oferta de parqueamento automóvel. A plataforma portuguesa permite ainda pré-reservar e pagar pela ocupação de lugares de estacionamento, entre outras funcionalidades. 

O sistema recorre a sensores, painéis eletrónicos e uma aplicação móvel. Na aplicação, os condutores têm acesso, em tempo real, ao número de lugares disponíveis e fazer a reserva de uma lugar que fica livre por um determinado período de tempo, ficando identificado por marcadores de estrada.

A solução iMAPARK está a ser implementada em automóveis autónomos, permitindo que o veículo estacione sozinho num determinado lugar, mas também que seja capaz de encontrar um lugar rapidamente e de gerir, de forma independente o pagamento do estacionamento.

Os prémios IoT Breakthrough são realizados todos os anos. As candidaturas a estes prémios são analisadas por um painel de profissionais do sector IoT.

Por: Sara Pelicano
Fonte: