12/4/2018

Conferência

“A mobilidade como fator de coesão territorial”

A Área Metropolitana do Porto, a CIM do Tâmega e Sousa e a Associação de Municípios do Vale do Sousa organizam a conferência “A mobilidade como fator de coesão territorial”, no próximo dia 10 de dezembro, no Auditório da Cooperativa A CELER, em Rebordosa – Paredes.

A mobilidade é hoje um eixo estratégico do Programa Europeu de Coesão Territorial e de Desenvolvimento Regional. A proximidade de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Valongo ao centro urbano do Porto é, inegavelmente, o elemento que mais impulsiona a convergência da comunidade residente nestes concelhos com as regiões mais desenvolvidas do país.

A Linha do Vale do Sousa proposta para a região com a população mais jovem de Portugal, irá servir, diretamente, mais de 400 mil habitantes, ao mesmo tempo que reforçará a competitividade dos setores tradicionais da indústria portuguesa, com 4% das exportações nacionais.

A conferência “A mobilidade como fator de coesão territorial” será composta por três painéis de debate: “A ferrovia em Portugal e na Europa”; “Desafio da mobilidade para os municípios de Valongo, Paredes, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras” (moderada José Monteiro Limão, diretor da Transportes em Revista); e “Uma perspetiva político-partidária sobre a ferrovia na região”.

Consulte o programa e inscreva-se AQUI.


Por: Pedro Venâncio
Fonte: