11/8/2018

eXS KickScooter

SEAT planeia entrada no mercado das... trotinetas elétricas

A SEAT quer apostar na mobilidade elétrica urbana com um novo segmento de veículos, as trotinetas elétricas. O protótipo eXS KickScooter by Segway representa o início da estratégia de micromobilidade da marca espanhola e propõe-se como uma solução “perfeita para os utilizadores que querem movimentar-se de forma sustentável e eficaz na cidade”, refere a SEAT.

O SEAT eXS powered by Segway será apresentado pela primeira vez no Smart City Expo World Congress, que se realiza em Barcelona, entre os dias 13 e 15 de novembro.

Lucas Casasnovas, diretor de Marketing e Produto da SEAT, clarifica que “queremos converter a SEAT numa referência na micromobilidade. Nesse sentido, pretendemos que qualquer pessoa que viva à volta de um centro urbano conheça as opções que a SEAT oferece para se deslocarem na cidade de forma económica, sustentável, divertida e ágil”.

O eXS foi desenhado pela SEAT e inclui tecnologia da Segway, com base na plataforma do modelo ES2. O objetivo é assegurar aos utilizadores o transporte last mile, onde os automóveis não podem chegar com facilidade. Com rodas de oito polegadas, o eXS garante uma condução ágil, enquanto que os amortecedores dianteiros e traseiros permitem manobras suaves. A combinação da bateria com o motor permite alcançar uma velocidade máxima de 25km/h.



A trotineta está igualmente equipada com luzes LED dianteiras e traseiras, iluminação ambiente personalizável, ecrã LCD, cruise-control e dispositivo antirroubo. O utilizador pode ainda acrescentar uma bateria adicional aumentando a autonomia para 45 quilómetros, dependendo das condições de utilização.

O modelo eXS ficará disponível a partir do próximo mês de dezembro em qualquer concessionário da SEAT em Espanha, França, Alemanha, Áustria, Suíça e Portugal, por um preço de 599 euros.

Partilha de trotinetas é uma possibilidade
Além da venda ao público, a SEAT estuda a possibilidade de realizar testes-piloto em cidades. “A SEAT está a identificar atualmente as cidades espanholas nas quais possa implementar uma prova-piloto com uma frota de eXS sharing aberta ao público. A empresa independente XMOBA, criada recentemente no grupo SEAT, será encarregue de levar a cabo esta experiência, estudando assim o potencial do KickScooter na melhoria da mobilidade nos centros urbanos”, esclarece a marca.

Além da possibilidade de avançar com o sharing destes veículos em cidades espanholas, a SEAT pretende implementar a partilha dos mesmos dentro da própria empresa, permitindo as deslocações dos colaboradores na fábrica de Martorell.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: