11/5/2018

Parceria com a Minsait

Dachser investe em tecnologia de armazenagem

A Dachser desenvolveu, em parceria com a Minsait, empresa do grupo Indra, um projeto com base na tecnologia IoT (Internet das Coisas), de forma a facilitar a procura de produtos em armazém. Com o novo sistema, colocado em exclusivo nas jaulas utilizadas no transporte de carga não paletizada ou de elevado valor, passa a ser possível geolocalizar a mercadoria existente nos armazéns em toda a Península Ibérica.

A ferramenta de rastreabilidade recorre a dispositivos instalados nas jaulas em que a mercadoria se encontra armazenada e a uma plataforma disponível na nuvem (suportada pela rede Sigfox) para monitorizar os movimentos, em tempo real, desses produtos, o que permite um controlo e gestão eficientes dos mesmos, detalha a empresa alemã.

Roberto Espina Manchón, diretor de Serviços e Infraestruturas da Minsait, explica que “o geoposicionamento assume-se como um elemento essencial para analisar desvios numa operação, medir tempos de utilização dos equipamentos, implementar medidas de segurança, entre outros benefícios”. Para o responsável, “este tipo de soluções, com grande potencial de evolução, é crucial para a transformação digital do setor logístico”.

Por sua vez, Juan Quintana, CEO da Dachser Iberia, revela que “ter acesso a informação rigorosa, e em tempo real, sobre a operação, nos mais diversos níveis, é imprescindível para se alcançar uma gestão eficiente”. Além disso, prossegue, “os dados devem permitir antecipar e minimizar qualquer impacto nas etapas seguintes do processo”.

A tecnologia estará disponível nos centros European Logistics da Dachser Iberia e será implementada ainda este ano e em 2019.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: