11/5/2018

Hankook

Primeiro pneu específico para autocarros elétricos

Primeiro pneu específico da Hankook para autocarros elétricos, o SmartCity AU04+ foi desenvolvido para responder às exigências deste tipo de veículos, que, em geral, são mais pesados do que os seu s congéneres diesel devido às unidades de armazenamento de energia. Disponível na medida 315/60R 22.5, este pneu oferece uma baixa resistência ao rolamento, o que ajuda a aliviar a tensão nas unidades de armazenamento de energia do autocarros elétricos urbanos. Para responder ao aumento de peso do veículo resultante do peso da bateria, o pneu não tem apenas uma carcaça estável, mas também uma maior capacidade de carga, que corresponde a uma carga de oito toneladas por eixo. Num pneu convencional, a carga é geralmente de sete toneladas por eixo.
Durante o desenvolvimento do novo pneu de autocarro foi dada uma atenção especial à elevada tração e à capacidade de travagem, nomeadamente em pisos molhados. “Ao contrário dos motores de combustão convencionais, um motor elétrico consegue disponibilizar de imediato todo o seu binário. Isto significa que os pneus têm de responder mais rapidamente à velocidade ou às mudanças das condições da estrada. Como consequência aumentam as exigências para os pneus dos veículos elétricos. Um elevado nível de aderência evita um desgaste irregular do piso do pneu, permitindo otimizar a sua quilometragem”, explica Klaus Krause, responsável pelo Centro Europeu de Pesquisa e Desenvolvimento da Hankook.
A elevada quilometragem é assegurada por um piso do pneu com ranhuras em ziguezague que proporciona uma mais elevada rigidez à carcaça, graças a um desenho modificado. As constantes paragens e arranques típicas do tráfego contribuem para cargas pesadas e irregulares sobre os pneus de autocarro. Por este motivo, a Hankook decidiu adaptar a largura do ombro e o design do SmartCity AU04+ para responder a estas exigências, garantindo um menor desgaste. A estrutura molecular melhorada do composto do piso do pneu torna-o mais resistente ao calor. Por outro lado, o SmartCity AU04+ possui igualmente paredes reforçadas para proteger o pneu de danos provocados pelos impactos quase inevitáveis com os lancis dos passeios. “Uma parede lateral reforçada é particularmente importante para a proteção dos pneus dos autocarros urbanos, uma vez que aceleram mais rapidamente e também suportam melhor um contacto mais agressivo com os lancis”, sublinha o responsável.

Por: Carlos Moura
Fonte: