10/10/2018

ShortSeaChain

CENTEC inicia projeto de investigação sobre TMCD

Com início no mês de outubro e durante os próximos três anos, o Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC) do Instituto Superior Técnico tem a decorrer um projeto de investigação dedicado à avaliação de serviços de transporte marítimo de curta distância (TMCD) integrados em cadeias multimodais de transporte.

O ShortSeaChain visa promover a utilização do TMCD por meio do desenvolvimento de uma ferramenta numérica, focada na carga contentorizada e geral, que calcule os custos de transporte, tempo de viagem e custos externos associados a soluções de transporte multimodais e unimodais, permitindo a sua comparação.

O projeto considerará cadeias de transporte porta-a-porta, no contexto europeu, incluindo diversas combinações de TMCD, rodovia, via férrea e vias de navegação interior, quando disponíveis.

O objetivo é que a ferramenta numérica a desenvolver venha a permitir aos carregadores e transitários identificar soluções de transporte multimodal convenientes, aos armadores avaliar potenciais novos serviços de TMCD, aos portos avaliar a sua competitividade e hinterland e aos decisores políticos avaliar o impacto das políticas de transporte adotadas. Este projeto de investigação desenvolver-se-á ao longo dos próximos três anos e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Por: Sara Pelicano
Fonte: