10/9/2018

Linha Rosa

Nova linha do metro do Porto pode retirar 9 mil carros da baixa

A linha Rosa do metro do Porto deverá iniciar operação em 2022. A ligação entre S. Bento e a Casa da Música poderá conquistar 13 mil utilizadores e retirar nove mil carros da baixa da cidade. 

De acordo com a empresa do Metro do Porto, a futura linha Rosa vai trazer mais 7,9 milhões de passageiros por ano e estima que no quinto ano de operação (ano cruzeiro), as validações anuais ultrapassem os 9,4 milhões.

A análise custo-benefício permite concluir que cerca de 58% dos clientes que a nova linha conquistará, serão pessoas que atualmente utilizam o carro, assim estima-se que serão retirados da baixa portuense 9.021 veículos por dia.

As perdas e ganhos desta nova linha também foram calculados e concluiu-se que a nova ligação trará até 2051 (30 anos de operação) um saldo positivo de 612,9 milhões de euros, valor sobretudo associado aos ganhos de tempo da população e pela poupança conseguida ao deixa o carro em casa.

A linha Rosa irá ter 2,5 quilómetros em túnel subterrâneo e quatro estações. O orçamento para esta obra é de 173 milhões de euros.

Por: Sara Pelicano
Fonte: