10/2/2018

Até agosto

Porto de Setúbal já movimentou 4M de toneladas em 2018

O Porto de Setúbal movimentou, até ao final do mês de agosto, mais de quatro milhões de toneladas, com destaque para o crescimento de 44% no movimento de carga roll-on roll-off, para o número de viaturas movimentadas (200 mil unidades), e para o aumento da exportação de veículos automóveis produzidos na unidade industrial da Volkswagen Autoeuropa. Já em volume, os terminais de serviço público, representaram mais de 70% de toda a carga movimentada, contrariando ainda mais a vertente comercial deste porto.

O número e a dimensão dos navios que escalaram neste período o Porto de Setúbal registaram um crescimento de 5,2% e 9,8%, respetivamente. Refira-se ainda que, no âmbito da concretização da estratégia para o aumento da competitividade portuária, Horizonte 2026, estão em curso alguns projetos como a melhoria do sistema de VTS (Vessel Traffic System), a melhoria dos acessos ferroviários ou a melhoria das acessibilidades marítimas ao porto.

Recorde-se que, durante o ano de 2017, o Porto de Setúbal registou um total de 6,6 milhões de toneladas movimentadas, 152 mil TEU’s de carga contentorizada e 224 mil veículos em ro-ro.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: