9/12/2018

Pela 1.ª vez em Portugal

Transdev apresenta veículo autónomo

É 100% elétrico e autónomo, tem capacidade para 14 passageiros e uma autonomia média de nove horas. O veículo Navya Arma é o modelo escolhido pela Transdev na apresentação de serviços de mobilidade autónoma partilhada e estará em exposição pela primeira vez em Portugal.

Pierre Jaffard, CEO da Transdev, refere que “esta é a primeira presença da Transdev em Portugal com um veículo autónomo” e garante que a empresa está apta e disponível “para introduzir esta tecnologia nas soluções de transporte de municípios, empresas, em eventos privados e projetos inovadores. Queremos colocar a tecnologia autónoma ao serviço do transporte partilhado em qualquer lugar e para todos”. Além disso, o responsável destaca os benefícios deste tipo de veículos, quando utilizados numa lógica de partilha.

“A mobilidade autónoma proporciona serviços ecológicos, mais flexíveis, personalizados e acessíveis, mais extensos no tempo e no espaço, mais segurança e conforto e serviços integrados e mais conectados, que contribuem para uma melhor experiência do consumidor”, explica Pierre Jaffard. Segundo a empresa, os veículos por si operados “recorrem a diversas tecnologias que permitem analisar em tempo real os percursos a realizar, bem como todos os obstáculos que possam surgir nos trajetos”.

Sobre o modelo Navya Arma, o CEO da Transdev elucida que “estão equipados com múltiplos sensores e câmaras que detetam os obstáculos à sua volta, abrandando suavemente a marcha quando estes se aproximam e parando quando estão demasiado próximos. Por razões de cibersegurança, não têm ligação direta à internet, viajando de acordo com rotas pré-estabelecidas e sempre em comunicação com um sistema central de gestão de frotas”.

No total, a Transdev já transportou mais de dois milhões de passageiros e percorreu 350 mil quilómetros, assumindo-se como “líder mundial na operação de serviços de mobilidade autónoma partilhada”, sublinha a empresa em comunicado.

Entre os dias 13 e 14 de setembro, o veículo estará em exposição na Central Tejo, por altura do Lisbon Mobi Summit.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: