8/2/2018

Shipping

COSCO sobe ao 3.º lugar no ranking Alphaliner TOP 100

A chinesa COSCO subiu à terceira posição do ranking Alphaliner TOP 100 face ao crescimento acentuado nos últimos três anos, onde triplicou a sua quota no mercado global de transporte de contentores. Além disso, a compra da OOCL permitiu à COSCO ultrapassar a francesa CMA CGM no top 3 da lista da Alphaliner, ficando apenas atrás da MSC e da Maersk, segunda e primeira, respetivamente.

Este negócio permitiu à COSCO subir 3,2% a sua quota de mercado, de 9,1% para 12,3%. Durante estes três anos, a empresa aumentou ainda em 65% a capacidade da sua frota de cargueiros.

A MSC, com 14,5%, e a Maersk, com 18% de quota de mercado, vislumbram-se como concorrentes difíceis de “apanhar”, pelo menos a curto prazo. Todavia, e se olharmos para as compras das três principais companhias deste ranking, a COSCO tem encomendados 20 cargueiros (com capacidade agregada de 300 mil TEU), ao passo que a MSC aguarda 18 navios (com capacidade agregada de 332 mil TEU) e a Maersk apenas oito navios (com capacidade agregada de 80 mil TEU).

Por: Pedro Venâncio
Fonte: