6/11/2018

Na China

Ana Paula Vitorino nomeada "Embaixadora Global dos Oceanos"

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi distinguida na passada sexta-feira com o prémio "Embaixadora Global dos Oceanos", atribuído pela Administração Estatal Oceânica (SOA) da República Popular da China. Segundo o Ministério do Mar, esta distinção ganha ainda maior relevo tendo em consideração "que esta é a primeira vez que a SOA nomeia uma personalidade à escala mundial, reconhecendo o trabalho realizado pela ministra do Mar de Portugal em defesa dos Oceanos". A distinção de "Embaixador Global dos Oceanos" reconhece personalidades internacionais que promovam cooperações de grande importância em matérias relacionadas com o mar - com a China e com outras nações oceânicas - e no desenvolvimento da causa global dos Oceanos.
"Com esta distinção, a SOA enaltece ainda o papel central e impulsionador de Ana Paula Vitorino no estreitar de relações entre Portugal e China, visível por exemplo no estabelecimento do "China-Portugal Blue Partnership", assinado em 2017.
Recorde-se que a ministra esteve na China, na passada semana, em visita oficial, onde se encontrou com diversas entidades no sentido de captar novos investidores e estreitar as relações entre os dois países. A ministra do Mar, reuniu-se em Xangai, com representantes da COSCO Shipping, um dos maiores armadores mundiais de transporte contentorizado, e também com os responsáveis da SIPG - Shanghai International Port Group, empresa estatal chinesa que detém o Porto de Xangai. Segundo o Ministério do Mar, estes encontros permitiram "perceber o potencial interesse" das duas companhias em "marcar uma presença mais forte em Portugal, em particular no Porto de Sines, que poderá ganhar com este parceiro uma maior projeção internacional, posicionando-o no topo da tabela dos principais portos europeus". Recorde-se que até final do ano deve ser lançado o concurso para a concessão do Terminal Vasco da Gama, em Sines. Em declarações à TVI24, Ana Paula Vitorino, salientou que estas entidades "consideram que a localização do porto de Sines tem grandes vantagens a nível internacional porque se situa no cruzamento de várias rotas marítimas" adiantando que "irão analisar a possibilidade de concorrer ao novo terminal Vasco da Gama, em Sines".

Por: Pedro Pereira
Fonte: