6/8/2018

Bragança

Projeto IPBike conquista comunidade académica

O projeto IPBike, promovido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, tem três meses e contabiliza 59 utilizadores, 4.675 quilómetros percorridos, 105.188 calorias consumidas e 38 mil quilogramas de CO2 poupados. O IPBike tem disponíveis 100 bicicletas, elétricas e convencionais, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e insere-se no programa U-Bike Portugal, uma iniciativa nacional de promoção da mobilidade ciclável em meio académico. 

Os utilizadores, membros da comunidade académica, têm de depositar uma caução de 40 euros e têm uma mensalidade de 10 euros para manutenção, podendo aluguer a bicicleta por seis meses ou um ano. Há, contudo, um requisito: deixar o veículo motorizado em casa.

Entre o campus do IPB e Brigantia Ecopark já foram colocadas 33 novas estações de bicicletas e estão previstos mais nove, quer em Bragança, quer em Mirandela.
O projeto de bicicletas foi apresentado em dezembro de 2017 e 15 instituições mostraram interesse. O IPB foi o primeiro a implementá-lo.

Por: Sara Pelicano
Fonte: