4/10/2018

Concurso público

Porto de Lisboa quer adquirir nova lancha de pilotos

A Administração do Porto de Lisboa lançou um concurso para a aquisição de uma nova lancha de pilotos, num investimento de 650 mil euros. O documento, publicado em Diário da República, refere que os candidatos têm 35 dias para apresentar propostas, tendo posteriormente o vencedor que entregar a embarcação num prazo de 12 meses.

No referido documento, pode ainda ler-se que os critérios de adjudicação beneficiarão os candidatos que apresentem "a proposta económica mais vantajosa" e "eventuais sub-factores acompanhados dos respectivos coeficientes de ponderação: preço – 80%, qualidade técnica – 15%, garantia – 5%".

Recorde-se que no passado mês de março, o Porto de Lisboa manteve operações com apenas uma lancha de pilotos, num total de quatro lanchas disponíveis, segundo o seu sítio na internet. Esta aquisição é, assim, essencial ao desempenho das operações do Porto de Lisboa afim de não prejudicar o tráfego portuário da região.

Os serviços de pilotagem são obrigatórios para todos os navios e embarcações da marinha mercante (salvo algumas exceções), e consistem na “assistência técnica aos comandantes das embarcações nos movimentos de navegação e manobras nas águas sob soberania e jurisdição nacionais, de modo a proporcionar que os mesmos se processem em condições de segurança”.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: