2/9/2018

Com 24 metros

Solaris desenvolve trólei biarticulado

A Solaris Bus & Coach anunciou o desenvolvimento de um novo trólei biarticulado com um comprimento de 24 metros. O objetivo do protótipo Trollino 24 é a criação de uma plataforma para uma futura produção em série de veículos híbridos ou elétricos com 24 metros e tróleis.
A produção da versão final deste trólei de 24 metros está prevista para meados de 2018. Seguidamente será fornecido a alguns operadores selecionados europeus para testes em diversas cidades e nesses ensaios o veículo será ligado a catenárias de tróleis para a realização de provas de homologação antes de ser colocado em serviço de passageiros.
O mais recente produto da Solaris contará com uma avançada tecnologia. A cadeia de cinemática é constituída dois eixos de tração. Um pack de baterias com uma capacidade de 58 kWh permite o recarregamento durante a condução, sendo a energia obtida através de uma catenária bipolar. Além disso, a energia acumulada nas baterias poderá ser utilizada para alimentar o trólei quando este não possui tração elétrica. Para facilitar as manobras em tráfego urbano, o quarto eixo do veículo será direcional.
O Trollino 24 possui uma configuração de portas de 2-2-2-2-2 e também conta com um sistema de direção assistida elétrica. A cabina do motorista terá ar condicionado, assim como um banco aquecido e ventilado para um maior conforto. O motorista também contará com dois ecrãs de oito polegadas, que transmitirão imagens de câmaras instaladas no pantógrafo e na segunda articulação. O motorista terá ainda à disposição imagens de câmaras de videovigilância instaladas nas portas e de marcha-atrás.


Por:
Fonte: