2/8/2018

Investimento de 650 mil euros

Porto de Setúbal anuncia modernização do VTS

O Porto de Setúbal anunciou a modernização do VTS – Vessel Traffic System do centro de controlo de tráfego marítimo. Este era um dos objetivos inscritos na “estratégia para o aumento da competitividade portuária”, tendo a APSS já lançado o concurso público internacional, em conjunto com o Porto de Lisboa.

A modernização em causa representa um investimento na ordem dos 650 mil euros para o Porto de Setúbal e consiste na atualização da infraestrutura informática a nível de hardware e software dedicados do centro de controlo marítimo.



Além da “instalação de servidores e estações de trabalho”, os novos equipamentos incluem “o software ‘KONGSBERG NORCONTROL VTS 5060’, a migração para a carta eletrónica de navegação oficial do Instituto Hidrográfico para a Barra e Porto de Setúbal” e ainda a atualização de “equipamentos informáticos e subsistemas do VTS, de forma a cumprir a disponibilidade operacional necessária para a prestação do serviço de controlo de tráfego marítimo de âmbito portuário previsto no Decreto-Lei n.º 263/2009, de 28 de setembro”, explica a APSS em comunicado.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: