11/8/2017

Mobilidade Inteligente

Volkswagen e Google juntos na computação quântica

À margem da Web Summit 2017, a decorrer em Lisboa, o Grupo Volkswagen e a Google anunciaram uma cooperação em R&D no campo da computação quântica. As duas empresas irão explorar a utilização de computadores quânticos com o objetivo de desenvolver conhecimentos especializados e realizar pesquisas orientadas num sentido prático.

O Grupo Volkswagen IT quer progredir em três áreas de desenvolvimento, nomeadamente na otimização do tráfego, na exploração de estruturas para novos materiais, em especial de baterias de elevado desempenho para veículos elétricos, e trabalhar em inteligência artificial com novos processos de aprendizagem.

Martin Hofmann, diretor de Informações do Grupo Volkswagen, frisou que “a tecnologia de computação quântica abre novas dimensões e representa a via rápida para tópicos orientados para o futuro. Na Volkswagen queremos estar entre os primeiros a usar a computação quântica para processos corporativos logo que esta tecnologia esteja comercialmente disponível. Graças à nossa cooperação com a Google, damos um passo importante nesse sentido”.

Por sua vez, Hartmut Neven, diretor do Google Quantum Artificial Intelligence Laboratory, sublinhou que "a Volkswagen tem uma grande experiência na resolução de importantes problemas de engenharia no mundo real e é uma honra para nós colaborar com eles pois a computação quântica pode fazer a diferença na indústria automóvel.”

Por: Pedro Venâncio
Fonte: