9/12/2017

Semana Europeia da Mobilidade

Biklio dá benefícios a quem anda de bicicleta

O Biklio é a nova aplicação móvel que oferece benefícios aos utilizadores que optem pela bicicleta como modo de transporte sustentável, desenvolvida no projeto europeu TRACE, pelo instituto de investigação INESC-ID e pela TIS – Transportes, Inovação e Sistemas.

A iniciativa Biklio tem como objetivo “melhorar a felicidade e a qualidade de vida nas cidades através do aumento da utilização da bicicleta”. Ligar a comunidade de utilizadores da bicicleta a uma rede de negócios locais que oferecem benefícios a quem chegar através deste meio de locomoção é a aposta do Biklio, que consegue detetar quando é que os utilizadores estão a andar de bicicleta, “tornando-os elegíveis para benefícios na zona de destino da sua viagem”.

Para usufruir destas vantagens, o utilizador tem apenas de mostrar o painel da app ao responsável do estabelecimento comercial aderente, que “oferece o benefício como reconhecimento pela escolha de uma forma de mobilidade que faz bem à cidade e ao comércio local”. Não é necessário o registo de viagens, nem mesmo ligar a aplicação, dado que esta faz a detecção de meio de transporte utilizado em background.

A app encontra-se disponível e em Lisboa já há lojas na rede a oferecer benefícios diversos como “descontos, limonadas, bolas de gelado, ou uma garrafa de água a quem chegar ao local em bicicleta”. O lançamento oficial do Biklio em Lisboa, em parceria com a Lisboa E-Nova, a MUBi – Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – e a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, acontece no dia 21 de setembro.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: