8/10/2017

Que se desloca em comboio

Tesla prepara semirreboque elétrico e autónomo

A norte-americana Tesla pode testar em breve um protótipo de camião elétrico autónomo que se desloca em comboio com outras viaturas. Este novo veículo pode assim mudar a forma como é feito o transporte pesado de mercadorias num futuro próximo.

A informação, avançada pela Reuters, “menciona uma troca de mensagens entre a empresa e as autoridades rodoviárias do estado norte-americano do Nevada, em que se depreende estar para breve um teste destes veículos em estrada”, cita o Jornal de Negócios.

O semi-reboque elétrico, sem condutor será capaz de se deslocar em longas distâncias em articulação com outros camiões semelhantes, seguindo um veículo-líder. Nasser Zamani, responsável pela regulação na Tesla refere, que "para garantir que estamos em sintonia, o nosso principal objetivo é conseguir levar a cabo os testes dos nossos protótipos de camiões em contínuo para lá da fronteira do estado e dentro dos estados do Nevada e Califórnia, em pelotão e/ou em modo autónomo, sem ter qualquer pessoa nos veículos".

Recorde-se que em setembro está preparado o lançamento do primeiro camião elétrico da empresa, nunca antes associada ao desenvolvimento de veículos pesados de mercadorias. Com a eletrificação e autonomização da condução de camiões, a Tesla junta-se a outras empresas que trabalham no desenho de soluções de condução autónoma associada à deslocação dos veículos em "pelotão", como a Peloton Technology.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: