8/10/2017

Corredores aéreos

Países do Golfo Pérsico reabrem portas ao Qatar

O Qatar chegou a acordo com o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos para a abertura de corredores aéreos depois de um embargo, há dois meses, por parte dos seus vizinhos do Golfo Pérsico. A reabertura destes corredores aéreos facilitará os voos da companhia Qatar Airways, anunciou Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Sob supervisão da agência da ONU para o transporte aéreo, foram criadas “novas rotas temporárias ou de contingência”, garantido o acesso às rotas aéreas existentes, referiu Antony Philbin, porta-voz da OACI.

Recorde-se que a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein decretaram um embargo ao Qatar, acusando o país de apoiar o “terrorismo”. O bloqueio implicou o encerramento das fronteiras terrestres e marítimas, além da imposição de restrições ao tráfego aéreo. 

A Divisão de Cooperação Internacional do Comité Nacional de Direitos Humanos (CNDH) do Qatar considerou o bloqueio “injusto, desumano e ilegal” e avisa que o danos provocados “vão levar anos a reparar”.

Por: Pedro Venâncio
Fonte: