5/11/2017

Pareceria com Novabase

Via Verde lança app para viajar na Fertagus

Já está disponível na Play store e na App store a aplicação Via Verde Transportes criada em parceria pela Fertagus, a Via Verde Portugal e a Novabase. Esta aplicação utiliza exclusivamente o telemóvel para viajar e comprar títulos de transporte, permitindo dar benefícios aos clientes em função da quantidade de bilhetes utilizados. Depois de uma fase piloto, onde participaram cerca de 50 clientes, e onde foram efetuadas melhorias e novos desenvolvimentos na aplicação, começa agora em maio o lançamento comercial.

Esta solução que permite aos passageiros do comboio da Ponte 25 de Abril viajarem usando apenas o seu o telemóvel para o efeito deve-se à “realidade operacional da Fertagus, as competências tecnológicas da Novabase e a experiência da Via Verde na cobrança eletrónica, em parceria com a SIBS, a solução desenvolvida baseia-se numa app Via Verde para smartphones com sistemas operativos Android ou iOS”, refere a Via Verde em comunicado.

A Via Verde explica que “o cliente deverá utilizar a app para se registar e poder utilizar o serviço da Fertagus, criando ou utilizando com esse fim a sua conta Via Verde. Para viajar, o cliente terá de efetuar Iniciar Viagem no local da sua partida e, quando terminar realizar o Terminar Viagem na chegada. O sistema, assente numa lógica SmartPay-As-You-Go, calcula automaticamente a tarifa mais vantajosa, de acordo com o percurso que o cliente efetuou. Com o aumento das utilizações, o sistema irá proporcionar descontos nas viagens efetuadas, resultante das otimizações tarifárias. As viagens efetuadas no período de 30 dias, serão assim cobradas após a utilização e à melhor tarifa, através da conta Via Verde. A aplicação também permite a aquisição de Assinaturas de 31 dias, permitindo ao cliente regular a utilização da App para viajar”.

A empresa refere ainda que o objetivo com este projeto é “melhorar a experiência de utilização do transporte público, simplificando o planeamento, a compra de viagens e a interação com o operador de transportes. Ao mesmo tempo assegura o controlo de custos ao passageiro, proporcionando-lhe a tarifa mais adequada, face à sua necessidade específica de deslocação. Esta aplicação permitirá ainda, no futuro, poder vir a gerir as viagens das famílias, permitindo através da conta da Via Verde, a utilização de contas associadas, nomeadamente dos filhos, permitindo uma maior facilidade e conveniência de utilização dos serviços de transporte público”.


Por: Miguel Pedras
Fonte: