3/15/2017

Dia 17 de março

Governo apresenta estratégia para porto de Lisboa

O Ministério do Mar anunciou que vai ser apresentada a “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária” para o porto de Lisboa no próximo dia 17 de março, às 14h30, na Gare Marítima de Alcântara.
A apresentação estará a cabo da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e contará com a presença de Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e de Carlos Humberto Carvalho presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Recorde-se que a a ministra do Mar tinha já apresentado publicamente a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária – Horizonte 2016-2026, para Portugal. O documento estabelece que até 2026 serão investidos 2,5 mil milhões de euros num conjunto de ações que têm como objetivo reforçar e promover a competitividade do setor portuário no panorama nacional e internacional.

Para o porto de Lisboa sabe-se já que este irá receber investimentos na ordem dos 746 milhões de euros e o plano de ações confirma que o atual Governo, depois de muitos anos de avanços e recuos, irá dar “luz verde” à construção do terminal de contentores do Barreiro. Na calha está ainda a melhoria das condições de navegabilidade desde o estuário do Tejo até Castanheira do Ribatejo, na construção da segunda fase do novo terminal de Cruzeiros e no aumento da eficiência do Terminal de Alcântara. Estima-se que todos estes projetos irão significar um aumento de 49 por cento (5,6 milhões de toneladas) na carga movimentada do porto da capital.

Sobre a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, lei mais AQUI.


Por: Miguel Pedras
Fonte: