11/7/2014

Furgão, cabina dupla e combi

Novo Opel Vivaro já está disponível em Portugal

A GM Portugal deu início à comercialização da nova geração do comercial ligeiro médio, que já está disponível na rede de concessionários da Opel, com preços a partir de 25.090 euros. O lançamento do novo Vivaro constitui o «arranque de uma nova era na gama de veículos comerciais da Opel», afirma o diretor-geral da GM Portugal, João Falcão Neves, acrescentando que a marca traçou um objetivo ambicioso de alcançar uma quota de mercado de dois digítos na Europa, incluindo Portugal. Desenvolvido em parceria com a Renault, esta segunda geração do Vivaro foi concebida para aliar a funcionalidade de um comercial ligeiro com as caraterísticas de um escritório sobre rodas, dotado de conforto e design equiparável ao de um ligeiro de passageiros.

O novo furgão médio da Opel cresceu dez centímetros em relação à geração anterior, o que veio permitir obter uma maior capacidade de carga e mais espaço na cabina para os ocupantes.

Na fase de arranque da comercialização do novo modelo, o Opel Vivaro está disponível nas versões de chassis curto e longo com teto normal, com pesos brutos de 2,7 e 2,9 toneladas, nos derivativos furção de mercadorias, cabina dupla de seis lugares, combi de seis lugares e combi de nove lugares. O Vivaro recebe dois motores diesel de 1,6 litros, que, no mercado nacional, estão disponíveis em níveis de potência de 90, 115 e 120 cv (este último só na combi de nove lugares). Para garantir uma elevada segurança aos ocupantes e à carga, este modelo está dotado, de série, de sofisticados sistemas eletrónicos, incluindo o ABS, com distribuição eletrónica do esforço de travagem (EBD), assistência na travagem de emergência (EBA), assistência em arranques em planos inclinados (HSA) e programa eletrónico de estabilidade, com controlo de tração.

O habitáculo foi concebido para proporcionar um ambiente de escritório móvel, O Vivaro oferece soluções práticas como o banco dianteiro central, que pode ser transformado numa pequena mesa de apoio a um computador portátil, enquanto os instrumentos de trabalho ou objetos pessoais podem ser arrumados em espaço no tabliê, na consola central ou numa gaveta sob o banco dianteiro.
A nova geração do Vivaro também disponibiliza, em opção, o sistema de informação e entretenimento IntelliLink da Opel, com ecrã tátil a cores de sete polegadas, telefone mãos-livres Bluetooth, função de ‘audio streaming’ e funções de navegação com mapas que podem ser atualizados com descarregamento de dados via dispositivos USB.
 

O compartimento de carga apresenta um comprimento de 2,5 ou 2,9 metros, nas versões de chassis curto e longo, respetivamente, permitindo transportar até três europaletes lado a lado. O volume útil de carga das versões que acabaram de entrar em comercialização são de 5,2 e 6,0 m3, enquanto a capacidade se situa entre os 668 e os 1.244 quilos.

O novo Opel Vivaro é proposto no mercado nacional por um preço a partir de 25.090 euros. No que se refere à manutenção, a marca anuncia intervalos de 40 mil quilómetros ou dois anos.

Por: Carlos Moura
Fonte: