Um carro hiperconectado, altamente configurável já não é ficção científica e está a ser trabalhado pela Cisco e a Hyundai Motor. As duas empresas anunciaram uma parceria no decorrer no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.
A Hyundai incluirá este veículo na sua gama de automóveis premium, a partir de 2019.
“A colaboração contínua do Grupo Hyundai Motor com tecnológicas de topo é uma oportunidade para explorar o nosso espírito inovador. Deste modo, preparamo-nos
para liderar o setor da mobilidade que enfrenta, agora, uma revolução sem precedentes. A nossa parceria com a Cisco é um exemplo brilhante do nosso compromisso e, em 2019, revelaremos o primeiro veículo equipado com tecnologias de ponta de hiperconectividade automóvel, desenvolvido pelas duas empresas”, disse Seung-ho Hwang, vice-presidente e diretor do Departamento de Inteligência Auto da Hyundai Motor.
A cooperação irá permitir o desenvolvimento de um automóvel com novas abordagens de comunicação. “Através desta cooperação, as tecnológicas propuseram-se dotar este automóvel de uma plataforma mais segura e flexível que traz soluções inteligentes melhorando a experiência em viagem. Através da combinação única dos conhecimentos sobre rede e setor automóvel, as duas empresas pretendem acelerar o passo da tecnologia e, em conjunto, alcançar um feito disruptivo na indústria automóvel”, explicam as empresas em comunicado de imprensa.
“A Cisco está muito satisfeita por poder entrar na indústria automóvel desta forma. Esta é uma parceria que potenciará o desenvolvimento da inovação e trará mais valor para os consumidores. Ao criar uma plataforma flexível, escalável e segura, estamos a promover que as empresas automóveis desenvolvam melhores carros de forma mais rápida”, comentou Ruba Borno, vice-presidente do Departamento de Iniciativas de Crescimento da Cisco.
Uma nova plataforma que irá incorporar inovação dentro do automóvel. Altamente configurável e segura, oferece flexibilidade para criar e implementar novos serviços. “Esta tecnologia pretende minimizar o tempo necessário para trazer novas competências para o mercado automóvel e permitirá aos condutores disfrutar de uma condução mais eficiente.”
A novidade passa também por utilizar uma arquitetura de Software Definido para Veículos (Software Defined Vehicle – SDV). “Esta rede inovadora e incorporada no veículo prepara o terreno para o desenvolvimento de tecnologias adaptáveis. Oferece segurança integrada e multinível, bem como a capacidade de incluir sensores a todos os extremos da rede. Ao disponibilizar serviços de IP e Ethernet, todos os dispositivos conectados farão parte de uma rede que, juntamente com o veículo permitirão uma sinergia entre diferentes dispositivos e serviços”, esclarece o comunicado.
Esta colaboração propõe integrar os datacenters da Hyundai garantindo acesso à informação em tempo real. Ao conectar os carros com as infraestruturas das cidades, conferindo-lhes a capacidade de comunicar, por exemplo, com estruturas de iluminação, ou parquímetros.
688 pessoas leram este artigo
125 pessoas imprimiram este artigo
0 pessoas enviaram este artigo a um amigo
0 pessoas comentaram este artigo