terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

 
Passageiros & Mobilidade
07-12-2017
Ferrovia
Cardoso dos Reis eleito presidente do EMC da União Internacional dos Caminhos-de-Ferro
Realizou-se ontem em Paris a reunião do ‘European Management Committee’ e a Assembleia Geral da Região Europa da União Internacional dos Caminhos-de-Ferro. Entre os trabalhos em agenda foi eleito o colégio de gestão para o biénio 2018-2019, assim como o presidente do organismo, Francisco Cardoso dos Reis, da IP – Infraestruturas de Portugal e o 1º vice-presidente, Bernard Guillelmon, CEO da companhia ferroviária helvética BLSAG.

O EMC constitui o Comité Executivo que assegura a promoção das políticas aprovadas pela Assembleia-Geral da Associação que estão relacionadas com o desenvolvimento do transporte ferroviário em todo o continente europeu. O Presidente da Região Europa integra também o Board Mundial e a Assembleia-Geral, órgãos deliberativos da UIC, com responsabilidade na elaboração e acompanhamento da implementação do Plano Anual de Trabalho, do Orçamento Global e dos Planos Regionais, e responsáveis pela definição das políticas e das linhas de atuação da Associação a nível mundial.

Por sua vez, a Assembleia Regional Europeia constitui o órgão deliberativo da UIC, a nível europeu, com responsabilidade na elaboração e acompanhamento da implementação do Plano Anual de Trabalho, nos Orçamentos e nos Planos Setoriais. Esta estrutura integra 123 membros, incluindo as companhias ferroviárias da Federação Russa e Turca.

Na reunião desta quarta-feira foi ainda debatida a alteração dos Regulamentos Internos do EMC; as questões da contratação pública, no âmbito da iniciativa “Boosting Railways for the 21st Century”; o papel da Comunidade Ferroviária no quadro do futuro programa Shift2Rail 2; a otimização do papel da UIC no desenvolvimento das normas e soluções para o conjunto da comunidade de stakeholders ferroviários; a decisão referente ao Acordo com o CEN-Comité Europeu de Normalização e o CENELEC – Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica; a aprovação do Programa de Trabalho de 2018 para a Região Europa; e as questões orçamentais do Orçamento de 2017 e as propostas para o novo Orçamento para 2018.

A União Internacional dos Caminhos-de-Ferro tem como objetivo criar condições para a atividade ferroviária, sendo a mais relevante organização mundial para a cooperação entre empresas de caminhos-de-ferro. Com cerca de 200 membros, a UIC debruça-se sobre diversas temáticas relacionadas com a atividade ferroviária, da segurança à logística, passando pela sinalização e o transporte de passageiros e de mercadorias.
por: Pedro Venâncio
660 pessoas leram este artigo
30 pessoas imprimiram este artigo
0 pessoas enviaram este artigo a um amigo
0 pessoas comentaram este artigo
Comentários
Não existem comentários
  
Deixe o seu comentário!

 


 

  



Spinerg


  




Chronopost







RSS TR Twitter Facebook TR Canal Transportes Online

Dicas & Pistas © 2009, Todos os Direitos Reservados

Condições de Utilização | Declaração de Privacidade
desenvolvido por GISMÉDIA